Nem tudo pode ser dito abertamente. Nem todo mundo está maduro para crescer ou num processo avançado pronto para evoluir.
Se você oferece um feedback ou orientação de maneira muito agressiva (no bom sentido, claro) para quem ainda não está pronto para ouvir, duas coisas podem acontecer:
1) Você cria uma pessoa opositora e resistente; ou
2) Fere emocionalmente alguém atrasando muito seu crescimento.
Por isso, eu mesma como trainer de líderes aprendi de cara que antes de falar ou direcionar alguém eu preciso primeiro ouvir e entender o processo que o outro está vivendo. Se você quer influenciar alguém vai precisar ter essa clareza do "terreno" para depois plantar as suas sementes de forma eficiente.
Por isso, eu criei meu método. Acessar as camadas e destravar os bloqueios que cada um trás de suas experiencias anteriores com cautela, pois todos nós somos um empilhado de crenças e nem sempre essas são as melhores de se carregar.
Muitos líderes fracassam nessa missão de conhecer quem está a sua frente. Nem sempre são os resultados que definem se um profissional tem potencial ou não. Muitas vezes tem um "lacrezinho" que precisa ser removido dentro do outro que somente com muita sensibilidade e escuta ativa você consegue identificar.
É aí que está o erro de muitos gestores que chegam na área tentando mudar tudo e virar todas as chaves ao mesmo tempo. Termina de bagunçar o que já estava caótico.
Líder, seu legado é esse. Destravar pessoas para o sucesso, que implica nos resultados da sua área e para o seu próprio sucesso também. Você se torna inesquecível para o outro quando consegue gerar um significado importante com a sua ajuda e contribuição.
Estamos numa nova era onde a gestão de pessoas é essencial. Nunca se usou tanto a empatia para influenciar. Você não precisa convencer ninguém a fazer o seu papel, mas precisa conduzir o outro a pensar de forma que ele mesmo se convence do que é certo.
Esse é o verdadeiro propósito da influência que até economiza sua energia tentando forçar situações. Seja estratégico.
Você ainda precisa melhorar nessa questão? Então comece saindo de dentro dos seus pensamentos pré concebidos e entenda de perfis comportamentais. Isso vai gerar uma previsibilidade muito importante para você construir relações com engajamento.
Essa é a empatia estratégicas que resolve problemas e cria elos tão fortes difíceis de se dissolverem. O que as melhores empresas procuram nas melhores pessoas para trabalhar.
Faz sentido? Deixe seu comentário sobre qual a sua opinião sobre esse tema!
Um excelente dia, Ale.